quinta-feira, 23 de junho de 2011

Festa de Corpus Christi

Olá Galera
Hoje vamos falar sobre Corpus Christi, esse feriado católico, que não é simplesmente um feriado qualquer, e sim um dia especial que comemora-se a festa do Corpo de Cristo.
Vamos conhecer melhor sobre essa festa ?
Bem, a festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia.
E também no ano de 1264, quando um sacerdote chamado Pedro de Praga estava angustiado, com dúvidas sobre a real presença de Jesus na Eucaristia. Decidiu, então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo, em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena(Itália), enquato celebrava a Santa Missa, teve novamente essa dúvida; foi quando, na hora da Consagração, veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia Branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando as toalhas - os seja os objetos milagrosos - fossem em grande procissão para Orviedo, onde foram recebidos solenemente. Essa foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. E assim, no dia 11 de agosto de 1264, o Papa instituiu essa festa em honra ao Corpo do senhor.
Legal né?
Houve também vários milagres Eucarísticos em todo o mundo, como o de Lanciano também na Italia, onde um monge também duvidou da presença de Jesus na Hóstia consagrada, e no momento da consagração em uma missa, a hóstia e o vinho se transformou milagrosamente em Carne e Sangue de Cristo. E analisado mesmo por cientistas, foi comprovado pela própria ciência humana que ali era mesmo o Corpo e Sangue humano, pois o sangue era do tipo AB, comum entre os judeus e a carne era carne humana um tecido muscular do coração. E lá em Lanciano está exposto o corpo e o sangue do Senhor Jesus Cristo, para todos que gostariam de visitar.

Voltando para a festa...
Em muitos lugares são feitos tapetes nas ruas, para que Jesus na Eucaristia.
O culto eucarístico não começou no século XIII, pois começou desde o Cenáculo, quando Jesus instituiu a sagrada Eucaristia. Mas faltava, porém, uma festa especial para agradecer ao "Prisioneiro dos Sacrários" esta presença inefável que o faz contemporâneo de todas as gerações cristãs. Era necessário, realmente, uma data distinta para que se manifestasse um culto especial ao Corpo e Sangue de Cristo, atraindo d’Ele novas graças e bênçãos para os que caminham neste mundo.
Jesus está mesmo presente na santa Eucaristia, e é comprovada por vários milagres, e se você ainda não acredita, peça o dom da fé!

1 abraço pessoal
Que Deus vós abençoe
Não esqueça de ir a missa hoje ta ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário