terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dia 31 de Janeiro, dia de Dom Bosco

Olá Pessoal
Dia 31 de Janeiro, (ontem) foi dia de Dom Bosco.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse santo ?

João Bosco, nasceu em 16 de Agosto no Colle dos Becchi, uma localidade junto de Castelnuovo de Asti (agora chama-se Castelnuovo Dom Bosco). Viveu numa familia muito pobre. Seu pai faleceu quando ele tinha apenas 2 anos de idade. Entre muitos obstáculos, preparou-se trabalhando e estudando para a missão que lhe tinha sido indicada através de um sonho tido aos 9 anos, onde anteviu sua futura missão de educador da juventude pobre e abandonada.
Criança ainda, já se ocupava de dar aulas de catecismo para os coleguinhas e, para atraí
-los mais facilmente, aprendeu a fazer mágicas e dar espetáculos de circo, lutando contra tods as dificuldades inerentes á vida de pobre.
Foi ordenado sacerdote em Turim na Igreja da Imaculada Conceição em 5 de Junho de 1841.
Tomou com firmeza três propósitos: "Ocupar
rigorosamente o tempo. Sofrer, fazer, humilhar-se em tudo, sempre que se tratar de salvar almas. A caridade e a doçura de São Francisco de Sales me guiará em tudo."
Consagrou todas as suas energias à educação da juventude, para formá-la na prática da vida cristã e no exercicio de sua profissão. Aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”. Dom Bosco é também o padroeiro de Brasília-DF.
Também é o fundador dos salesianos [ Pia Sociedade de São Francisco de Sales (1859)] e co-fundador da congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, conhecidas por irmãs salesianas e fundador da Associação Internacional dos Cooperadores Salesianos. Foi canonizado em 1 de abril de 1934 pelo Papa Pio XI, sendo o padroeiro dos jovens e dos aprendizes.

E para finalizar, algumas palavras dele:
"Se consegues mais com um olhar de bondade, com uma palavra animadora que encha o coração de confiança, do que com muitas repreenssões que só trazem inquietações e matam a espontaneidade"(Dom Bosco)

Dom Bosco rogais por nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário